Des-esperar ou Desesperar?


Uma das portas de entrada mais comuns do paciente na clínica atual é a queixa relacionada a Ansiedade.
E o que a tem a psicanálise a fazer por esse paciente?

Ansiedade 300x273 - Des-esperar ou Desesperar?

A primeira mudança ocorre na escuta. Parece muito simples, mas na velocidade da pós-modernidade o sujeito perdeu espaço: o espaço de falar e ser escutado. Não há mais nenhum lugar, onde ele possa falar de si sem ouvir “comigo também”, “te entendo”. E aí está a primeira contribuição: o analisando não está lá para ser entendido. Eu não o entendo, e por admitir que há ali um enigma permito que ele fale, e que nesse processo ele se descubra.

Ao longo da análise, vemos o quanto aquele sujeito espera de si e do mundo e a sobrecarga que aquilo lhe causa. Na sociedade marcada pela vitória, pelo positivismo, o analisando entende que deve esperar de si e do outro um mundo de possibilidades. E ali está: o sujeito às voltas com suas esperas. Sempre esperando algo ou alguém. Incapaz de lidar com a falta, com o vazio. Surge o desespero em preencher esse lugar. A angústia e o desespero de alguém que está sempre em estado de alerta, porque algo está para acontecer. Então, é hora de pensar sobre isso…Sempre despertos, sem poder deixar o estado de vigília: o ansioso não dorme, não pára, não cala, não fala… Tantos “nãos” na tentativa de calar o que está ali: a falta.

O que falta?

Essa pergunta não é respondida com tanta facilidade. E, vamos, cada qual na sua individualidade trabalhar essa questão nas nossas análises. Mas, o mais importante: vamos nos permitir essa falta. Nos permitir o des-esperar para não desesperar.

Vamos nos permitir ser falhos, ser vazios e ao lidar com isso, não esperar uma conquista a cada instante. Melhor não esperar o tempo todo para não viver em desespero.

Ali onde se des-espera, se cria, se inventa. E, então se conquista. Se conquista o quê? No mínimo a si mesmo, o que já parece ser uma enorme conquista.

Céu, Pedindo A Deus, Oração, Braços Abertos, Louvor

Mais informações: www.equilibrame.com.br